Dani Gauche

Curadoria e Assessoria Executiva

Professora de língua portuguesa e agente cultural. Tem se dedicado a área da literatura por acreditar no poder de transformação da leitura e da escrita. Apaixonada por livros desde a infância os tinha como objetos muito distantes e quase inacessíveis. Mesmo quando os encontrava na biblioteca da escola a relação era de distância, pois era exigido tanto cuidado e tanto silêncio que dava era medo de tocar nos livros e de pisar naquele ambiente. Luta pela democratização do livro, da leitura e da escrita e sonha com bibliotecas cheias de gente, cheias de vida, cheias de vozes, além de espaços dedicados a literatura. Nascida na periferia de Brasília em 10 de setembro de 1983, estudou a vida toda em escolas públicas e formou-se em Letras em uma universidade particular. Em 2019, coordenou o projeto literário BIP – Brasília Inspira Poesia, com a edição e publicação de livro com o selo CALANGOS LEITORES, contendo antologia poética que reuniu trabalhos de 42 poetas. Atualmente é professora do SESI e desenvolve projetos de leitura e escrita com adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Claudine Maria Diniz Duarte

Coordenação Geral

Nasceu em Anápolis, Goiás, em 1962 e vive em Brasília desde 1979. Com grande pluralidade artística, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UnB, atuou como executiva no mundo das tecnologias da informação e comunicação, e hoje é ativista na formação de jovens leitores. Apaixonada pelas palavras e seus ‘ajuntamentos’, é leitora voraz e escreve muito desde criança. Desde 2016, se dedica a adaptações literárias para o teatro. Adaptou e dirigiu os seguintes espetáculos: Uma Criatura Dócil, do texto homônimo de Fiódor Dostoiévski e O Legado de Eszter, baseado no livro do escritor húngaro Sándor Márai.  Integra o movimento cultural Mulherio das Letras e é fundadora do Coletivo Editorial Maria Cobogó com outras escritoras do Distrito Federal. Em 2018, publicou seu primeiro livro – Desencontos, e foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria ‘formação de novos leitores’.