O Clube de Leitura é formado por um grupo de pessoas que amam a leitura e se reúnem, geralmente uma vez por mês, para comentar um mesmo livro lido por todos. É uma ótima oportunidade de conviver e de compartilhar emoções e interpretações proporcionadas pela leitura.

1.

O primeiro passo é convidar amigos que tenham interesse em leitura.

2.

Na primeira reunião, combinem o funcionamento do Clube: uma vez por mês, sempre em que dia da semana e do mês, cada vez na casa de um dos componentes do grupo ou sempre em um mesmo bar, café/livraria, restaurante, confeitaria, clube ou na biblioteca da escola, por exemplo. Se a reunião for acontecer na casa dos participantes, o dono da casa pode oferecer um pequeno lanche.

3.

Elejam um coordenador. Ele anota os nomes, endereços, e-mails e cria um grupo virtual para encaminhar mensagens confirmando reuniões, preços dos livros, links sobre o livro que está sendo lido, etc.

4.

Escolham por votação simples qual será o livro a ser lido no mês seguinte.

5.

A aquisição dos livros pode ser realizada pelo Coordenador ou, individualmente, por cada um dos participantes. É fundamental que cada integrante do clube de leitura tenha o seu exemplar, seja ele um livro físico ou uma versão em e-book.

6.

Durante a reunião, decide-se o livro a ser adquirido para o mês seguinte, decide-se o lugar da próxima reunião e assina-se uma lista de presença. O coordenador passa a palavra a quem se inscrever para comentar o livro lido, e a conversa se desenvolve naturalmente.

7.

Pode-se, eventualmente, convidar um especialista para fazer uma apresentação e coordenar os debates.

LUCÍLIA GARCEZ

Doutora em Letras pela PUC/SP e professora aposentada do Instituto de Letras da UnB, Lucília Garcez desenvolve diversas atividades na área acadêmica: coordenou o Programa de Ensino para Formação Continuada de Professores em Início de Escolarização do Ministério da Educação (Praler/MEC), elaborou o material de língua portuguesa do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), participou da coordenação do processo de avaliação de redações do ENEM por 3 anos ( CESPE),  além de participar de bancas de concursos públicos, colaborar como resenhista de literatura em jornais, atuar em programas de qualificação de professores e de incentivo à leitura, fazer palestra em escolas e outras instituições.

Escritora com cerca de 20 livros publicados, integra o Instituto Cultural Casa de Autores e o movimento Mulherio das Letras. Escreve para crianças, jovens e professores. Fala de arte, história, meio ambiente e técnicas de redação, entre vários temas. Em 2018, publica Outono, seu primeiro romance adulto.