O Projeto Calangos Leitores, considerando o objetivo de formação de leitores, adota 2 eixos de atuação:
- Clubes de Leitura
- Biblioteca itinerante
O projeto foi iniciado, em 2016, numa escola pública do Distrito Federal como um Clubinho de Leitura e, em 2018, foi ampliado para abranger 4 escolas públicas em diferentes áreas administrativas do Distrito Federal: Lago Norte, Paranoá, Cruzeiro e Gama, contemplando aproximadamente 120 jovens leitores.
Os participantes do clube de leitura reúnem-se uma vez por mês para compartilhar suas experiências de leitura e discutir aspectos da obra escolhida em cada mês, como o enredo, personagens e os temas suscitados. Todos os participantes recebem um exemplar do mesmo livro, que será comentado no mês subsequente. A premissa é que a participação no clubinho CALANGOS LEITORES seja completamente voluntária, no entanto a leitura da obra escolhida é obrigatória, porque sem ela não há discussão e sem discussão não há conteúdo para o encontro.
Os encontros mensais são realizados na própria escola e duram entre 1,5 e 2 horas, compreendendo o tempo para a discussão da obra e, se possível, um lanchinho no final da reunião. Sugere-se a formação de um círculo, facilitando a escuta e olhar entre os integrantes do Clubinho. O número de participantes é limitado (no máximo 27 jovens) garantindo a possibilidade de expressão e comentários de todos durante a reunião sobre o livro escolhido.
A escolha dos livros é realizada com a participação de todos, sendo que a coordenação do projeto estabelece algumas premissas como a inclusão de obras da literatura clássica mundial e da literatura brasileira, como também a possibilidade de acesso às obras escritas pelos autores do Distrito Federal.
É necessário que a escola indique o profissional que será responsável pela coordenação do projeto e que se comprometa com a presença em todas as reuniões mensais do Clubinho de Leitura.
A Biblioteca Itinerante é formada por livros novos e seminovos, resultado de campanhas de doações feitas pela internet e junto aos apoiadores do projeto. Os livros integram atividades de leitura e de escrita voltados a jovens em situação de vulnerabilidade social.